terça-feira, 19 de novembro de 2013

Árvore com garrafas PET

"A cidade de Brumado já começa a se preparar para o natal, que terá como tema este ano a reciclagem. De início estão sendo preparadas três arvores de natal com garrafas pet – cada uma terá de 7 metros de altura.  As árvores vão servir para enfeitar Praça da Igreja Matriz, a Praça Coronel Zeca Leite e a Praça Saldino Lopes, na Vila Presidente Vargas. Na tarde desta quarta-feira (30) a reportagem do site Brumado Notícias esteve na Vila Presidente Vargas e acompanhou parte dos trabalhos de montagem para a ornamentação natalina, que está sendo produzido pelos professores, alunos e pais de alunos da Escola Sá Teles, sob a coordenação do diretor André Luiz. “Será uma ornamentação como a Vila nunca teve e ao mesmo tempo será uma ornamentação educativa, de conscientização ecológica. Vamos unir a educação ao natal e ao bem estar do meio ambiente”, comentou o diretor.  André Luiz aposta no sucesso da campanha, que contará também com o apoio da Associação de Moradores da localidade. A expectativa é que as ornamentações comecem a ser instaladas nos primeiros dias de dezembro. "

Muito legal a idéia e mais interessante é que não são apenas algumas pessoas, as escolas estão ajudando, os alunos,  professores e pais, acho que todos deviam pegar esse exemplo e ajudar também e espero que árvore fique linda.


Site que foi retirado a notícia: http://www.brumadonoticias.com.br/noticias/2764-/brumado-fara-o-natal-da-reciclagem

Caixas de Presentes e Presentes de Natal

Como economizar dinheiro e ocupar seu tempo com uma atividade legal e interessante é caixa de presentes para o Natal e caixas para colocar objetos, só que com materiais recicláveis. Embaixo haverá vários vídeos ensinando a fazer as caixas.




Site do vídeo: 

Preparativos para o Natal

Para enfeitar sua sala de jantar ou sua casa, e ao mesmo tempo reciclar matérias, a criatividade tem que estar de pé. Com muita delicadeza e cuidado temos dicas interessantes para criar:

  •  Mine Árvore de Natal


  • Estrela de Natal

Site do vídeo:

Mine Árvore de Natal- http://www.youtube.com/watch?v=UscziSVOYWM
Estrela de Natal- http://www.youtube.com/watch?v=NDgsoP7h2Ds

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Como se recicla papel?

Quando reciclamos papel diminuímos os resíduos que produzimos, mas não adianta eu só que é possível reciclar papel assim estou dando a informação pela metade.
Você já viu um papel reciclado? Você já deve ter visto, mas não sabia que ele era reciclado, papel reciclado geralmente é mais escuro, mais amarronzado.

Como se recicla papel:

Materiais:
  • Liquidificador

  • Rolo de macarrão ou garrafa de vidro

  • Peneira circular de 20 centímetros de diâmetro

  • Bacia na qual caiba a peneira

  • Pedaço de madeira lisa

  • 1 litro de água

  • 8 colheres de sopa de amido

  • 20 a 30 folhas de folhas usadas ou revistas

  • Modo de fazer:

    1. Rasgue as folhas de papel em pedaços bem pequenos.

    2. Coloque no liquidificador o papel picado, água e amido de milho, batendo por 2 minutos.

    3. Após desligar o liquidificador, verifique se o conteúdo tem a aparência de uma massa pastosa. Caso a massa formada esteja muito líquida, colocar mais papel picado e amido de milho e bater novamente a mistura. Despeje a mistura na bacia somente quando ela estiver bem pastosa.

    4. Mergulhe a peneira nessa mistura de modo que parte dela forme uma camada na peneira.

    5. Retire a peneira com a mistura.

    6. Deixe secar ao sol. Antes que a massa seque totalmente, retire-a da peneira e coloque-a sobre um pedaço de madeira bem liso.

    7. Estique a massa com um rolo de macarrão, deixando-a bem fina. Não havendo um rolo de macarrão, use uma garrafa de vidro. Tome cuidados para que a garrafa não quebre em suas mãos.

    8. Coloque a mistura bem esticada de novo ao sol, para secar totalmente. Quando a massa esticada estiver bem seca, ela se soltará da tábua. Obtemos dessa forma uma folha de papel reciclado.





    Texto baseado na fonte: http://www.fazendapassaredo.com/como-reciclar-papel.html

    Saiba onde levar as garrafas PET usadas

     Existem várias cooperadoras de reciclagem que compram não só a garrafa PET, mas sim todo tipo de material reciclável como latinhas de alumínio, papelão, vidro e lixo eletrônico como computadores, cabos, telefone celular.
    Cada quilo desses materiais varia muito o preço. Uma boa dica é entrar no site da ABITEP (Associação Brasileira da Indústria do PET). No local eles têm um mapa com os endereços de cooperadoras, associações, pontos de entrega e também de comércio de material reciclável. O importante é não jogar a garrafa no lixo comum e nem nas ruas.
    Essas garrafas PETs podem virara vários objetos interessantes, inovadores, malucos e legais como: sofás, guarda lapes, bolsas, vassouras, colares, pulseiras e entre outros objetos.


     





    Arte sustentável e reciclagem

    Reciclar nada é mais do que transformar. Alguns artistas fazem isso tão bem, tanto que suas peças dão vida, beleza e charme em qualquer lugar de uma forma original e sustentável. Para provar que o lixo surpreende, o Universo Jatobá adora estes exemplos e hoje mostra mais alguns deles.

    Marcos Aurélio um brasileiro, é um dos artistas que tiveram esta percepção. Ele criou algumas regras para criar suas peças em Pop Arte, que são: escolher o material, utilizar o mínimo de energia possível no processo de produção, reaproveitar todo o resíduo gerado e ainda reutilizar a água da máquina de lavar roupas para limpar os materiais.  Além disso, o material de limpeza dos acessórios da pintura não pode ser descartado na natureza. O passo seguinte é definir qual o assunto seria tratado nas obras, que são baseadas na estética de um vitral.

    Um outro exemplo foi o artista brasileiro chamado Nido Campolongo. O que ele mais utiliza é o papelão. No começo, ele só fazia agendas, pastas e algumas embalagens. Até que ele teve uma ideia de elaborar peças mais firmes, como cadeiras, prateleiras e mesas. E depois de um tempo, conseguiu desenvolver tijolos com o auxílio de argila, que foram expostos no Sesc Santos André, em 2001.











    quarta-feira, 23 de outubro de 2013

    quinta-feira, 17 de outubro de 2013

    Será que existe livros sobre reciclagem?

    Chico Papeleta e a Reciclagem de Papel-Coleção Viramundo 




    Chico Papeleta, um menino feito de papel, conta a história do papel e de suas aplicações nas artes visuais e em nosso cotidiano. Consciente do quanto a fabricação de papel pode ser prejudicial à natureza se não forem tomados alguns cuidados, ele nos dá uma verdadeira aula de cidadania quando explica de que forma podemos contribuir para a reciclagem do papel e, assim, ajudarmos a preservar a natureza. 

      Autor: Santa Rosa, Nereide Schilaro
      Editora: Moderna


    _______________________________________________________________________

    Mini Larousse da Reciclagem - Série Mini Larousse
    No "Mini Larousse da Reciclagem" o pequeno leitor irá aprender que também pode ajudar na faxina do planeta, preservando o meio ambiente e os recursos naturais. Vai descobrir que, para a fabricação de papel, muita madeira é utilizada; que o vidro é feito de areia e o plástico de petróleo, um óleo natural que leva milhares de anos para se formar. Além disso, vai saber o que pode e o que não pode ser reciclado. O livro traz ainda dicas de como diminuir o desperdício e consumir de forma inteligente, além de curiosidades como o símbolo da reciclagem, que é formado de três setas em círculo; que na natureza o papel leva 6 meses para se decompor, os plásticos podem levar 500 anos e o vidro demora no mínimo 5 mil anos.
     Autor: Raggiotti, Naiara
     Editora: Larousse Brasil
    _______________________________________________________________________
     Manual de Reciclagem: Coisas Simples que Você Pode Fazer
    Não podemos mais desperdiçar os recursos da Terra! Ë tempo de reciclar. Este manual prático, divertido e fácil de ler mostra a você como tornar a reciclagem parte de sua vida.
    O leitor encontrará neste manual coisas simples.
     Autor: Javnarama
     Editora: José Olympio
    _______________________________________________________________________
    Lixo, Reciclagem e Sua História
    O lixo é matéria-prima fora do lugar. A forma com que uma sociedade trata do seu lixo, dos seus velhos, dos meninos de rua e dos doentes mentais atesta o seu graus de civilização. O tratamento do lixo doméstico, além de ser uma questão com implicações tecnológicas é antes de tudo uma questão cultural. Esse foi o correto enfoque de Sidney Grippi no seu oportuno livro 'Lixo, reciclagem e sua história' em que desenvolve o tema em profundidade, sendo assim um instrumento ágil para a melhoria da nossa qualidade de vida.

    Autor: Grippi, Sidney
     Editora: Interciência


    Site do Livro: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=9011356&sid=624971155146144146857025

    ___________________________________________________________________

    A Reciclagem Integradora dos Aspectos Ambientais, Sociais e Econômicos




    O encontro com o trabalho de Pólita Gonçalves é uma experiência necessária para a construção de uma nova cultura quanto ao gerenciamento de resíduos e ao binômio lixo/reciclagem

    Autor: Urani, A.; Hopstein, Graciela; Gonçalves, Pólita


    Editora: DP&A

    quarta-feira, 9 de outubro de 2013

    01 É preciso reciclar




     Site do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=aJrelkRtOnY

    Lugar de Lixo Não é Na Rua

    E isso ai ô galerinha agora a gente vai falar
    De um problema muito sério que podemos evitar
    O problema é o lixo que você joga no lixo:
    Êpa! Não entendi? Lugar de lixo não é no lixo?
    Foi como sempre que eu aprendi
    Exatamente isso era, mas agora é diferente
    E pra toda a galera, e mostrar como é que a gente
    Vai poder daqui pra frente, resolver esta questão
    ........, na sua rua, na sua vila, o seu bairro, a cidade e toda comunidade
    Tem a felicidade de não ter poluição

    Reciclando, reciclando a gente tem que reciclar!
    Reciclar todo o lixo é preciso separar
    Reciclando, reciclando a gente tem que reciclar!
    Reciclar todo o lixo é preciso separar

    É isso aí .maninho, vou mostrar ao neném agora me ensina o velhinho o que ois queria fazer!
    Vamos pegar o batuque, e pintar cada uma de uma cor
    Fica legal no capricho, pra saber onde por
    O nosso lixo, o nosso lixo, o nosso lixo, o nosso lixo

    Todo lixo que é papel é na azul – lata azul
    Todo lixo que é de plástico é na vermelha – lata vermelha
    Todo lixo que é metal é na amarela – lata amarela
    Todo lixo que é vidro é na verde – lata verde
    Todo aquele resto de comida é na marron – lata marron

    Reciclando, reciclando a gente tem que reciclar!
    Reciclar todo o lixo é preciso separar
    Reciclando, reciclando a gente tem que reciclar!
    Reciclar todo o lixo é preciso separar

    É isso ai cascão tem que fazer direitinho pra ficar esperto, ficar na pinta!
    Pra, na sua rua, na sua vila, o seu bairro, a cidade e toda comunidade
    Ta bonita! Ta bonita, ta beleza demais!

    Reciclando, reciclando a gente tem que reciclar!
    Reciclar todo o lixo é preciso separar
    Reciclando, reciclando a gente tem que reciclar!
    Reciclar todo o lixo é preciso separar









    Site da letra da música: http://www.vagalume.com.br/turma-da-monica/o-lixo-que-voce-joga-no-lixo.html#ixzz2hEwJtM30
    Site do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=7S6I77HhYL0

    Música Reciclagem

    A música esta só possui  a melodia, mas ela tem a letra.








    Site do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=ut27fCq4ZFY

    É preciso reciclar Turma da Mônica

     Reciclar o lixo é a solução
    Pra acabar de vez com a poluição
    O que é reciclado logo se transforma
    E a gente reutiliza, mas de outra forma
    Plástico vira bola, papel vira sacola
    É só ter consciência do que se joga fora
    Na hora de jogar,
    separe o lixo direitinho
    Assim você terá
    um mundo muito mais limpinho
    Reciclar, reciclar...
    É preciso reciclar!
    Reciclar, reciclar...
    A gente tem que reciclar!
    E o lixo transformado
    não será mais despejado
    nos campos, nos rios,
    nas ruas e cidades.
    Pra nossa felicidade!
    Reciclar, reciclar...
    É preciso reciclar!
    Reciclar, reciclar...
    A gente tem que reciclar!





    Site da letra da música: http://letras.mus.br/turma-da-monica/1000315/
    Site do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=NgV7O_fJsD8

    terça-feira, 8 de outubro de 2013

    Será mesmo que dá para reciclar?

    Geralmente as pessoas vivem falando que precisamos reciclar, mas nunca nos dão ideia do que reciclar, mas nesse post eu vou lhe ajudar a reciclar.
    Olha só que legal esse enfeite de maçã coisa mais fofa, além de ser super divertido fazer fica muito bonitinho para decora.




    Site do vídeo:   http://www.youtube.com/watch?v=QCjbU5IVPIc                                                                                                                                        


                                                                                                                                                              


    Reciclagem de Metal



    Os metais são muito utilizados em equipamentos, estruturas, embalagens, etc. devido à sua elevada durabilidade, resistência e facilidade de conformação.

    Os metais são muitos ulitizados em equipamentos, estruturas, embalagens, ect. Devido á sua grande duração, resistência e facilidade de conformação.
    O processo da reciclagem do metal começa com:
    • A separar os metais  de acordo com as ferrosas e não ferrosas, que são encontradas ou coletadas.
    • Ao separa os materias são feritas as prensagens;
    • Logo em seguida, ocorre a fundição;
    • Depois começa o processo de lingotamento ( a transformação do material líquido em sólido);
    • Após a lingotamento dos materias, vem o processo da laminação ( proceso de conformação de mecânica que consiste em modificar a seção transversal de metal na forma de barra, placa, fiu e outras coisas);
    • Novas latas e outros objetos são feitos;
    •  Os enchimentos são ocorridos;
    • E o último etapa é levar para os consumidores. 

     


    quinta-feira, 3 de outubro de 2013

    Ciclo de vida do plático

    As embalagem de plástico que são utilizadas diariamente, são transformadas em resíduos quando o produto que continha já foi utilizado.

    A primeira etapa que leva ao processo de reciclagem consiste em depositar, em locais adequados, os resíduos de embalagem. Que é chamada de deposição seletiva, que pode depender da exclusividade da ação dos voluntários, e que também pode ocorrer em ecopontos ( contentores de proximidade), em ecocentros  ( parques de contentores) ou em recipientes específicos, quando é utilizado o sistema da recolha porta a porta. Todos esses recipientes têm seu próprio "código" - a cor. Ao plástico está associada a cor amarela. 

    Depois de serem depositados, os resíduos têm de ser recolhido. Após o recolhimento, são levados as estações de triagem, onde serão separados por tipos de plásticos, para que possam, então, ser encaminhados para os reciclados, em forma de um granulados. E depois ele podem ser construídos, e formar outros objetos de plástico.



    Texto baseado na fonte: http://www.plastval.pt/index.asp?info=reciclagem/ciclo

    quarta-feira, 2 de outubro de 2013

    O ciclo de vida do vidro


    Todos os cacos de vidro são separador por cor para serem reciclados, para evitar alguma alteração de padrão visual do produto final e rações que formam espumas indesejáveis no forno.

    Pedaços de cristais, espelhos, lâmpadas e vidros planos encontrados em automóveis e nas construções civis, não podem ser encontrados.

    O vidro bruto estocados em tambores é submetido a eletroímã para a separação dos metais contaminados, nos sistemas de reciclagem mais complexos.

    O material deve ser lavado em um tanque de água, que depois do processo precisa ser tratado e recuperado para evitar desperdício e contaminação de cursos d'água.

    Depois o material passa pela esteira rolante para retirar as impurezas, como restos de metais, plásticos, pedras e vidros indesejáveis  que não tenham sido retidos.

    Um triturador transforma as embalagens em cacos de tamanho iguais, que são encaminhados para uma peneira vibratória.

    Outra esteira leva o material para segundo para o eletroímã, que separa metais ainda existentes nos cacos. 

    O vidro é armazenado em silo ou tambores para abastecimento de vidraria, que usa o material na composição de novas embalagens. 










    Texto baseado na fonte: http://letsreciclar.wordpress.com/o-ciclo-de-vida-do-vidro/

    O Ciclo de Vida do Papel assenta essencialmente nas 7 etapas abaixo descritas:



    1. Gestão Florestal Sustentável: as árvores são plantadas para que um dia sejam recolhidas e utilizadas pela indústrias;
    2. Produção de Pasta: transformação do madeira em pasta papeleira;
    3. Produção de Papel: a transformação da pasta papeleira em papel;
    4. Transformação de Papel/Cartão: corte, impressão e acabamento do papel em formatos diferentes;
    5. Consumo: o Papel/Cartão é utilizado pelos consumidores, em forma de cartas, livros, revistas, jornais, bilhetes de cinema, sacolas de compras e de supermercado, e outras embalagens;
    6. Recolha: os resíduos depois recolhidos são separados e triturados, em seguida são enviados para os pulpers para reciclar;
    7. Reciclagem: depois de passar por todos os processos finalmente chega o processo da reciclagem, onde o papel utilizado vira papel novo.







    Texto baseado na fonte: http://recipac.pt/o-ciclo-do-papel/ciclo-do-papel/

    segunda-feira, 30 de setembro de 2013

    Música É preciso reciclar - Turma da Mônica



    Reciclar o lixo é a solução
    Pra acabar de vez com a poluição
    O que é reciclado logo se transforma
    E a gente reutiliza, mas de outra forma
    Plástico vira bola, papel vira sacola
    É só ter consciência do que se joga fora
    Na hora de jogar,
    separe o lixo direitinho
    Assim você terá
    um mundo muito mais limpinho
    Reciclar, reciclar...
    É preciso reciclar!
    Reciclar, reciclar...
    A gente tem que reciclar!
    E o lixo transformado
    não será mais despejado
    nos campos, nos rios,
    nas ruas e cidades.
    Pra nossa felicidade!
    Reciclar, reciclar...
    É preciso reciclar!
    Reciclar, reciclar...
    A gente tem que reciclar!




    Site do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=NgV7O_fJsD8

    sexta-feira, 27 de setembro de 2013

    Cinco maneiras de reutilizar gravatas velhas


    As gravatas são feitas normalmente de tecidos bonitos e únicos, mas elas se tornam obsoletas facilmente. Seria um desperdício enorme descartar gravatas quando existe várias maneiras para reutilizar fazendo objetos interessante.


    Vamos conhecer cinco formar para reutilizar a gravatas:

    Correia de guitarras 

    Essa ideia não é algo que as estrelas do Rock usaria, mas este é sem dúvida um olhar criativo, divertido e definitivamente eco-friendly.
    As correias de guitarras são feitas com gravatas velhas. Para fazer a correia de guitarras é preciso de uma régua, tesoura de tecido, duas fivelas de encaixe de alça e uma fivela de ajuste, agulha e linha.

    Porta-celular

    Outra opção de reutilizar a gravata, que é muito simples de fazer, ele pode servir para presentear tanto homens como mulheres. E cada peça pode se tornar única a partir da estampa, botões e enfeites que é possível de escolher. E os materiais são: réguas, tesoura de tecido, botões grande, cordão elástico, agulha e linha.


    Capa de óculos 

    A capa de óculos também pode ser uma ótima escolha de presente unissex. E para preparar é necessário o material de costura, como botão, linha, agulha, tesoura e régua.



    Correia de câmera

    A correia de câmera é ótima para os fotógrafos, porque é um sustento bem utilizado para as câmeras, e que também facilita a locomoção com a correia no pescoço.

    Travesseiro

    Com muitas gravatas velhas pode se enfeitar um travesseiro colorido, que pode ser utilizado no quarto, na sala ou na varanda. Para isso precisa de seis gravatas, materiais comuns de costura e algum material de enchimento que também pode ser reciclado, como retalhos velhos de costura.


    Texto baseado na fonte: http://universojatoba.com.br/cinco-maneiras-de-reutilizar-gravatas-velhas/

    Mariana Rios, Tiago Abravanel e outros famosos apoiam reciclagem

     Os atores Mariana Rios, Sergio Marone, Marisa Orth e Tiago Abravanel foram um dos famosos que utilizaram a camisa da campanha de incetivo à reciclagem "Gira Brasil". Yudi Tamashiro e Sabrina Parlatore são apresentadores também aderiram.




    quarta-feira, 25 de setembro de 2013

    Cientista cria alimentos com embalagens comestíveis

    O excesso de embalagens de plástico, papel é um sério problema, pois esses materiais geralmente demoram muito para se decompor.
    Geralmente quando vamos para o supermercado  lotamos nosso carrinho de alimentos com embalagens desse tipo.
    Mas o cientista David Edwards professor de Harvad, criou o Wikicell, é uma película natural comestível.

    O resultado desse projeto foi apresentado ao público em 2010, na cidade de Paris.
    A reação do público como foi positiva criaram a empresa WikiFoods.

    Ujatoba_embalagem2


    Texto baseado na fonte: http://universojatoba.com.br/cientista-cria-alimentos-com-embalagens-comestiveis/

    quarta-feira, 18 de setembro de 2013

    Arte com PET

    A garrafa PET faz parte do nosso cotidiano e a maioria delas passa pelo processo de reciclagem depois de seu uso. Esse caminho é mais fácil e óbvio, mas muitas pessoas não fazem essa escolha.

    Possuem muitos artistas do Brasil que transformam  as garrafas PETs  em verdadeiras obras-primas, esse artistas são muito criativos.
    Em Belo Horizonte possui uma mineira que é chamada de Laila Assef, e assim que se mudou para Bahia, em Trancoso, começou a perceber a quantidade de garrafas PETs que são jogadas nas praias e nos mangues. Então ela pediu ajuda de coletores e as pousadas, e logo no primeiro mês tinha um estoque de mais de 10 mil garrafas.
    Com essas garrafas ela começou a fazer flores, mas logo percebeu que havia uma grande parte do produto sem utilizar. Com um pouquinho mais de criatividade elas foram transformadas em luminárias de flores.

    São feitos muitas luminárias e arranjos de todos os tipos e tamanhos diferentes.

    Estes artistas provam, que basta mudar a forma de olhar cada objeto para que o mundo fique muito mais limpo, e atém de tudo, colorido sem prejudicar o meio ambiente.




    Será que existem jogos sobre reciclagem?

    Existem sim jogos sobre reciclagem, o mais legal de tudo isso é que se a criança começar a brincar com jogos sobre reciclagem, vai se tornar um adulto consciente, o que pode acabar resultando num mundo melhor.
    Vamos falar sobre o jogo, com ele aprendemos que não devemos jogar lixo no meio ambiente e a cada nível fica mais difícil, além de ser um bom jogo para as meninas.

       


    Site do jogo: http://jogos360.uol.com.br/polly_eco_game.html

    Jogo da reciclagem

    No jogo você deve ajudar Riba a separar os lixos. Devemos pegar o lixo que o Estopa esta abandonando. Para pegar o lixo devemos apertar o botão esquerdo do mouse e levar até o cesto correto. Temos apenas 45  segundos para jogar o maior numero de lixo na cesto correto.






    Michael, Michael, GO RECYCLE!

    O jogo é um passeio no parque. O objetivo é recolher o material reciclagem e jogá-lo nos cestos corretos. Mas o caminho é longo e o tempo corre.

    Para se locomover é necessário as setas do teclado. No caminho haverá um homem cinza e você deve passar por cima dele para completar as etapas do jogo.



    quarta-feira, 11 de setembro de 2013

    Objetos com metais pesados não podem ser jogados no lixo comum

    Reciclar objetos não é tudo o que tem ao nosso redor e menos ainda ir para o lixo comum.

    Os objetos que nunca devemos jogar em lixos são: as baterias, por exemplo,  possuem muitos metais pesados como zinco, níquel e cádmio que traz muitos problemas ao meio ambiente e para o intestino e pulmões.

    Os objetos eletrônicos, como televisão, impressora, aparelho de DVD e laptop, também não podem ser descartados, porque eles possuem metais como mercúrio, chumbo e cádmio. Quando alguém não quiser mais o objeto eletrônico leve a um posto de reciclagem de lixo eletrônico.
    As lâmpadas florescentes consomem menos energia, mas contém mercúrio. Também leve a um posto de coleta.  




    quinta-feira, 5 de setembro de 2013

    Cartela de remédio pode ser reciclada

    Todos gostariam de saber o que se pode fazer com o blister, que é mais conhecido como cartelinha de remédio, feito por alumínio e uma camada de PVC?

    Para reciclar esse material é preciso separar os dois componentes com a corrosão do alumínio e depois desse processo, vem a reciclagem do PVC.

    A Reciclagem Ebenézer faz o trabalho de reciclar a cartela, essa empresa de Guarulhos, na Grande São Paulo que, além da cartela, recicla também cartões telefônicos e cartões de crédito.

    A melhor maneira de dar uma nova vida ao material, ou seja, usar criatividade para reaproveitar. Essa melhor maneira é usar como marcador de página.

    Como os blister de medicamentos são de várias cores, formas e tamanhos, eles podem ser misturados para fazer florzinhas, joaninhas, borboletas e entre outros tipos de marcadores.