terça-feira, 5 de novembro de 2013

Arte sustentável e reciclagem

Reciclar nada é mais do que transformar. Alguns artistas fazem isso tão bem, tanto que suas peças dão vida, beleza e charme em qualquer lugar de uma forma original e sustentável. Para provar que o lixo surpreende, o Universo Jatobá adora estes exemplos e hoje mostra mais alguns deles.

Marcos Aurélio um brasileiro, é um dos artistas que tiveram esta percepção. Ele criou algumas regras para criar suas peças em Pop Arte, que são: escolher o material, utilizar o mínimo de energia possível no processo de produção, reaproveitar todo o resíduo gerado e ainda reutilizar a água da máquina de lavar roupas para limpar os materiais.  Além disso, o material de limpeza dos acessórios da pintura não pode ser descartado na natureza. O passo seguinte é definir qual o assunto seria tratado nas obras, que são baseadas na estética de um vitral.

Um outro exemplo foi o artista brasileiro chamado Nido Campolongo. O que ele mais utiliza é o papelão. No começo, ele só fazia agendas, pastas e algumas embalagens. Até que ele teve uma ideia de elaborar peças mais firmes, como cadeiras, prateleiras e mesas. E depois de um tempo, conseguiu desenvolver tijolos com o auxílio de argila, que foram expostos no Sesc Santos André, em 2001.











Nenhum comentário:

Postar um comentário